Ideb: Goiás é o único estado a atingir meta para o ensino médio

PUBLICADA EM 09/10/2020 ÀS 12h03

Softwares da Megasoft são utilizados em seis das principais cidades que tiveram a maior média do Estado

A educação, que é tão debatida no País, vem sendo amplamente discutida e melhorada. Em 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que Goiás foi o único estado da federação a atingir a meta individual para o Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi de 4,5. O valor representa um avanço de 0,5 ponto se comparado aos resultados de 2017.

Para a superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Osvany Gundim, os resultados obtidos “são dados que fomentam e conduzem a construção de políticas públicas direcionadas ao avanço da qualidade da Educação Básica”. E, sobre isso, é necessário destacar que a tecnologia é um dos principais serviços base para que o avanço ocorra.

A Megasoft Informática está presente em cinco das cidades que melhores aparecem no ranking do Ideb de 2019: Anicuns, Mossâmedes, Santa Rita do Novo Destino, Corumbaíba e Barro Alto. “Nós fornecemos uma ferramenta online de gestão escolar que é capaz de organizar e controlar áreas, processos e aspectos para uma boa administração escolar. O Megaeduca tem como diferencial o Diário Eletrônico. Ele possibilita uma convergência entre professores, coordenadores, a escola e a Secretaria de Educação. Através dele, o professor elabora o plano de aula online e tem ao seu alcance a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). É por esse sistema que é possível acessar o plano de aula, corrigi-lo e avaliá-lo de forma online, o que otimiza as aulas e a qualidade da educação”, diz Amarilcio Corbiniano Pereira, coordenador do Módulo de Educação da Megasoft.

O que é o Ideb
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Você já conhece o sistema para educação da Megasoft?

Uma ferramenta online de gestão escolar completa capaz de organizar e controlar todas as áreas, processos e aspectos determinantes para uma boa administração da Escola Pública Municipal. Ele gerencia as rotinas administrativas das secretarias escolares em conjunto com o diário eletrônico, integrando assim todas as escolas municipais à Secretaria Municipal de Educação.

Saiba mais em:
https://www.megasoft.com.br/sistemas/portal-megaeduca

 

Mais notícias

  • 15

    Jan

    Evolução constante marca os 28 anos da Megasoft

    Com forte presença no mercado de tecnologia voltado para a gestão pública municipal, a Megasoft comemora, neste 15 de janeiro, 28 anos de fundação. A empresa é pioneira nos estados de Goiás e do Tocan...

    Ler mais
  • 14

    Jan

    Curso Online "Tudo que você precisa saber antes do Fechamento da Primeira Folha!", com Conprev Educacional dias 21 e 22 de janeiro.

    Um Curso com TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DO FECHAMENTO DA PRIMEIRA FOLHA, tanto para os profissionais que estão começando, quanto para os veteranos na área de RH, trazendo todas as atualizações ...

    Ler mais
  • 11

    Jan

    Participe dos Treinamentos Online e AO VIVO Megasoft. Uma agenda diária de cursos gerais e exclusivos.

    Na 1ª Semana de Janeiro de 2021, mais de 100 municípios clientes Megasoft aderiram ao treinamento pela internet de capacitação dos sistemas Megasoft. Foram mais de 500 pessoas capacitadas para utiliza...

    Ler mais