Importância da transparência pública é destaque no Webinário Especial do Dia do Servidor Público

PUBLICADA EM 30/10/2020 ÀS 12h06

Em homenagem à semana do servidor público, a Academia Megasoft convidou palestrantes de importantes áreas para debater o funcionalismo público

A transparência pública e a importância dos portais da transparência para os gestores públicos, ainda mais em ano eleitoral, é algo que os municípios precisam ficar atentos, tanto na prestação de contas, quanto no meio de prestar a informação adequada para a população. Isso diminui a possibilidade das informações serem utilizadas de forma incorreta, incorrendo na disseminação de uma Fake News.

Esse foi um dos temas abordado no Webinário Especial do Dia do Servidor Público, que a Academia Megasoft realizou nesta quinta-feira (29), durante todo o dia para instruir e parabenizar todos os servidores públicos dos municípios parceiros da empresa.

O evento totalmente gratuito e transmitido pelos canais da Megasoft. Além da palestra sobre transparência, ministrada pelo diretor da NúcleoGov, Barnabé Neto, outros quatro palestrantes participaram do Webinário para tratar sobre a área tributária municipal, recursos humanos, a cotação conforme as regras dos tribunais de contas e execução orçamentária.

Perdeu o Webinário?

Assista agora nos links abaixo:

PARTE 1:
Link INTRODUÇÃO
Link PALESTRA 1 Sobre Transparência Com Barnabé Neto da NúcleoGOV
Link PALESTRA 2 Sobre Arrecadação Municipal Com Dra Anna Advogada Tributarista

Barnabé, que abriu o dia de palestras, comentou a importância da transparência pública municipal que, segundo ele, ganhou ainda mais importância neste período de pandemia que, em conjunto com as eleições municipais, tornaram as prefeituras mais visadas pelo cidadão que busca informações sobre o que está acontecendo com os recursos municipais. “A partir de 2018, com a atualização dos rankings da transparência pelos ministérios públicos, os municípios começaram a atender as regras da transparência pública que foram ganhando ainda mais influência durante o período eleitoral, que aumentou neste período, como uma forma da população fiscalizar o serviço público por meio destas ferramentas”, explicou.

Neste sentido, Barnabé reiterou a importância dos municípios utilizarem as redes de forma correta, para informar, auxiliar e facilitar a interpretação dos dados publicados no portal da transparência a fim de ajudar o cidadão e o jornalista acessarem os documentos, já que uma má interpretação pode ser feita voluntariamente, por meio das fake news, ou involuntariamente. “É muito comum isolar alguns dados, que não têm uma interpretação correta, e usam estes dados de forma incorreta. Neste sentido há uma grande necessidade dos portais da transparência terem uma linguagem de fácil interpretação da população, que é quem faz o controle destas informações”, comentou.

A palestra que encerrou o período matutino foi da advogada tributarista Anna Karolinne Freire, que explicou a importância do contador público em se atualizar sobre as novas jurisdições sobre o campo tributário, que são atualizadas a cada nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o fisco municipal precisa estar atento, já que nossa realidade muda constantemente e nem sempre está elencado nos serviços.

Perdeu o Webinário?

Assista agora nos links abaixo:

PARTE 2:
Link PALESTRA 3 Sobre RH Com Rubens Pires da Conprev
Link PALESTRA 4 Sobre Cotações para Compras Com Prof Marcos Roberto MR Treinamentos
Link PALESTRA 5 Sobre Controle Interno Com Prof Luís Eduardo do TCM/GO

Mais conhecimento

No período da tarde a Megasoft contou com três participantes: Rubens Pires, que falou sobre a importância do Recursos Humanos para as prefeituras; o professor Marcos Roberto abordou como devem ser realizadas as cotações ao fazer as compras do município e o auditor de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Luis Eduardo, abordou diversos temas sobre a prestação de contas dos gestores municipais.

Foi uma série de temas sobre todas as áreas da Gestão Pública que a Megasoft fez questão de trazer para o Webinário Especial do Dia do Servidor Público, que foi uma homenagem da empresa para todos os servidores públicos dos municípios parceiros.

De acordo com o Diretor Comercial e Jurídico da Megasoft, Erivelton Melo, a empresa tem um grande histórico de atuação e de realização de eventos presenciais para comemorar as datas importantes para os servidores públicos municipais, porém, em meio à pandemia de COVID-19, o meio digital é o melhor meio de trazer novidades para os colaboradores parceiros. “Em um dia nós trouxemos palestrantes de áreas que vão desde a cotação para a compra de materiais para os municípios até a transparência pública que, é transmitida no portal da transparência”, explicou o diretor.

Ele também reiterou a importância da realização destes eventos, para trazer novidades e manter os servidores públicos sempre atualizados sobre as novidades que estão acontecendo em todas as áreas.

Confira algumas fotos do evento:

Mais notícias

  • 23

    Out

    Estão abertas as inscrições gratuitas para o Mega Treinamento do Módulo Compras, que acontecerá nos dias 07 a 10 de Novembro, online.

    A Megasoft estará promovendo nos dias 07 a 10 de Novembro, um Mega Treinamento, totalmente online, voltado para o Módulo Gestão de Compras do sistema MegaAdmWeb. O treinamento será ministrado pelo esp...

    Ler mais
  • 30

    Ago

    Professor Marcus Roberto realizará curso presencial sobre Pregão e Contratações Diretas na Lei 14.133/21, na Megasoft em Goiânia-GO.

    A MR Treinamentos estará promovendo nos dias 14 e 15 de setembro, um curso presencial em Goiânia/GO, com o tema Pregão e Contratações Diretas na Lei 14.133/21. O curso será ministrado pelo Perito da P...

    Ler mais
  • 29

    Maio

    Megasoft Informática investe milhões por ano em inovação tecnológica

    Megasoft Informática não poupa investimentos para a inovação tecnológicaCom 30 anos de atuação, empresa garante qualidade e eficácia nos serviços prestados a prefeituras e contribui para o progresso ...

    Ler mais