ISSQN das Operadoras de Cartões de Crédito

PUBLICADA EM 19/07/2021 ÀS 10h28

Atenção! Reforçamos aos Municípios que já está disponível para cadastramento de dados o sistema desenvolvido pelas instituições financeiras em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com a finalidade de fiscalização e arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). A medida está liberada para os que realizaram atualização em seus Códigos Tributários em atendimento à Lei Complementar (LC) 157/2016 que dispõe sobre o Imposto.

O sistema denominado pelas Instituições financeiras de Declaração Padronizada do ISSQN está disponível por meio do endereço www.dpi.org.br e só poderá ser acessado com o uso de uma certificação digital válida de pessoa jurídica, ou seja, com um e-CNPJ.

O Sistema DPI está aberto para cadastramento dos Municípios, os quais deverão fornecer as seguintes informações, nos termos da LC 175/2020: I – alíquotas, conforme o período de vigência, aplicadas aos serviços; II – arquivos da legislação vigente no Município ou no Distrito Federal; e III – dados do domicílio bancário do município. É exigido, ainda, o cadastro das autoridades (usuários) responsáveis pelo tributo nos respectivos Municípios.

Ressaltamos que é de responsabilidade dos Municípios e do Distrito Federal a higidez dos dados que prestarem no Sistema, sendo vedada a imposição de penalidades ao contribuinte em caso de omissão, inconsistência ou inexatidão de tais dados (LC 175/2020, art. 4, § 3º). O sistema, quando concluído e exigível, possibilitará que as empresas cadastradas realizem as declarações do imposto.

A legislação a ser anexada no Sistema DPI deverá ser a atual, conforme enfatizado na Nota Técnica 58/2020, divulgada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM: “1. Se o Município não efetuou a adequação da sua lei em relação ao que dispõe a LC 157/2016 deverá fazê-lo, agora considerando as alterações promovidas pela LC 175/2020” (pág. 2).

Em caso de dúvida, favor encaminhar e-mail para: dpi@cnf.org.br.

Acesse o site: https://www.dpi.org.br

Mais notícias

  • 23

    Out

    Estão abertas as inscrições gratuitas para o Mega Treinamento do Módulo Compras, que acontecerá nos dias 07 a 10 de Novembro, online.

    A Megasoft estará promovendo nos dias 07 a 10 de Novembro, um Mega Treinamento, totalmente online, voltado para o Módulo Gestão de Compras do sistema MegaAdmWeb. O treinamento será ministrado pelo esp...

    Ler mais
  • 30

    Ago

    Professor Marcus Roberto realizará curso presencial sobre Pregão e Contratações Diretas na Lei 14.133/21, na Megasoft em Goiânia-GO.

    A MR Treinamentos estará promovendo nos dias 14 e 15 de setembro, um curso presencial em Goiânia/GO, com o tema Pregão e Contratações Diretas na Lei 14.133/21. O curso será ministrado pelo Perito da P...

    Ler mais
  • 29

    Maio

    Megasoft Informática investe milhões por ano em inovação tecnológica

    Megasoft Informática não poupa investimentos para a inovação tecnológicaCom 30 anos de atuação, empresa garante qualidade e eficácia nos serviços prestados a prefeituras e contribui para o progresso ...

    Ler mais