Matéria: Juíza do TRE do Ceará Kamile Castro é entrevistada em LIVE de empresa de tecnologia

PUBLICADA EM 22/05/2020 ÀS 17h47

A juíza-titular Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE) Kamile Castro participou na noite de quinta-feira, 21, de uma live promovida pela MegaSoft, uma das maiores empresas de tecnologia em gestão pública do Centro-Oeste, sobre processo eleitoral. A juíza, que foi escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro, em lista tríplice, possui vasto currículo e é a primeira mulher a ocupar o cargo de membro efetivo, na classe jurista, no TRE-CE, que foi criado em 1932.

Ela parabenizou a iniciativa da Megasoft, destacando a importância de a iniciativa privada “contribuir com essa forma democrática e gratuita de informação”. A live faz parte de uma série de entrevistas virtuais que os advogados eleitorais Leon Safatle e Diogo Araújo vêm fazendo com grandes especialistas da área para tirar dúvidas dos pré-candidatos que devem disputar o próximo pleito.

Um dos temas abordados na entrevista foi justamente a data da eleição, que pode vir a ser adiada em razão da pandemia de Covid-19. Kamile, que faz parte de um grupo que discute o adiamento, relatou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez quatro relatórios que apontam que o TSE tem as condições técnicas e administrativas para realizar as eleições na data prevista, em outubro.

Todavia, pontua a juíza, há a questão sanitária. Segundo ela, o ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do TSE na próxima semana, tem dito que ainda é cedo para decidir e que a melhor resposta deve ser dada a partir de junho.

A juíza acredita que haja, sim, a possibilidade de adiamento. “Mas o grupo de trabalho ao qual pertenço defende que ela deva ocorrer ainda este ano”, afirma. Outro tema tratado na live foi a pré-campanha eleitoral, “a principal preocupação daqueles que pretendem participar do pleito, segundo o advogado Leon Safatle. “A pré-campanha sempre moveu muitas discussões”, admitiu a juíza.

Segundo ela, o artigo da legislação que trata da campanha antecipada afirma que não caracteriza delito quando não há pedido explicito de voto, mas que essa situação é muito subjetiva e que deve, sim, ser tratada com muita atenção pelos pré-candidatos. “Diz-se que propaganda antecipada, nem tudo é 100% permitido e nem tudo é 100% proibido.”

Mas há uma regra básica, afirma Kamile. “O que é proibido na campanha, que começa em 16 de agosto, é proibido na pré-campanha; quanto ao que é permitido lá e aqui: cautela, canja de galinha e bom senso é sempre prudente”, diz a juíza.

Segundo ela, a análise é feita caso a caso, sendo que as promoções pessoais são permitidas, mas elas são avaliadas dentro de um contexto que verifica quem fez, com qual recurso, quanto foi quanto usada, e como foi feito.

As LIVEs da Megasoft acontecem sempre nas quintas-feiras, às 19 horas. As próximas terão como convidados:
+ (28/5) Eduardo Damian, presidente da Comissão Nacional de Direito Eleitoral OAB;
+ (4/6) Daniel Castro, juiz Titular do TRE-MS;
+ (11/6) Delmiro Camos, ex-juiz do TRE-PE e membro da Comissão Nacional de Direito Eleitoral da OAB.

Acesse nosso canal no instagram e acompanhe:
https://www.instagram.com/megasoftinformatica/

Mais notícias

  • 15

    Jan

    Evolução constante marca os 28 anos da Megasoft

    Com forte presença no mercado de tecnologia voltado para a gestão pública municipal, a Megasoft comemora, neste 15 de janeiro, 28 anos de fundação. A empresa é pioneira nos estados de Goiás e do Tocan...

    Ler mais
  • 14

    Jan

    Curso Online "Tudo que você precisa saber antes do Fechamento da Primeira Folha!", com Conprev Educacional dias 21 e 22 de janeiro.

    Um Curso com TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DO FECHAMENTO DA PRIMEIRA FOLHA, tanto para os profissionais que estão começando, quanto para os veteranos na área de RH, trazendo todas as atualizações ...

    Ler mais
  • 11

    Jan

    Participe dos Treinamentos Online e AO VIVO Megasoft. Uma agenda diária de cursos gerais e exclusivos.

    Na 1ª Semana de Janeiro de 2021, mais de 100 municípios clientes Megasoft aderiram ao treinamento pela internet de capacitação dos sistemas Megasoft. Foram mais de 500 pessoas capacitadas para utiliza...

    Ler mais