Migração das campanhas eleitorais para internet foi o tema do Webinário de Marketing Político e Eleitoral da Academia Megasoft

PUBLICADA EM 05/10/2020 ÀS 10h01

Especialistas da área defenderam a utilização das redes sociais, desde que feita de forma correta.

A dificuldade de realizar uma campanha eleitoral em meio à pandemia e a já recorrente migração do corpo-a-corpo para a internet foi o principal tema debatido pelos participantes do Webinário de Marketing Político e Eleitoral, realizado pela Academia Megasoft, na manhã desta sexta-feira (02), virtualmente, para mais de 200 inscritos.

O debate sobre o melhor meio de atingir o eleitor em meio à pandemia de COVID-19 foi distribuído em três painéis temáticos, com nove jornalistas e especialistas, que debateram o dia-a-dia da imprensa em meio à polarização política de 2018, a campanha em meio às limitações e os desafios e estratégias para um mandato. O vídeo está disponível no CANAL DA MEGASOFT no youtube através do LINK:
https://www.youtube.com/watch?v=uRZzpCOTujU

Em meio à migração para a internet, o jornalista especialista em Marketing Eleitoral Sérgio Kobayashi fez a descrição de uma campanha bem-sucedida: “a soma da saliva, da sola do sapato e do santinho com o ativismo digital”, que deve ser amplificado nestas eleições, com uma participação de todos os apoiadores deste pretenso candidato.

Kobayashi, que participou do painel sobre a campanha eleitoral em meio à pandemia com o os painelistas Daniel Santos e com o professor de Comunicação e Marketing Político Celso Matsuda, entende que esaa soma faz uma campanha vitoriosa, desde que o candidato tenha um plano de mandato e tenha um jeito de falar com o povo. “O candidato ao Executivo precisa estar atento e precisa colocar tudo isso no seu plano de governo e os candidatos ao Legislativo precisam colocar um programa para realizar o mandato. Isso tudo estará nas suas redes sociais e precisa estar de forma que o eleitor entenda”, explica Sérgio.

 

Eleições Digitais

O tema de abertura do evento foi o dia-a-dia da cobertura da imprensa durante as eleições que, desde 2018, tiveram uma migração para o meio digital, com a consolidação da eleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo o jornalista da Folha de São Paulo, Daniel Carvalho, que conversou com o jornalista Leandro Coutinho e com a assessora de Comunicação do Governo de São Paulo Flávia Soares, as redes sociais ultrapassaram a importância em período eleitoral, já que também são usadas para os governantes fazerem anúncios importantes do governo.

Flávia, porém, ressalta que é importante, sim, fazer os anúncios nas redes sociais, “mas para marcar um posicionamento”. Como as campanhas serão mais digitais, os candidatos precisam ser “multiplataforma”, que saibam se comunicar e construir a sua imagem no rádio, na tv, nas redes sociais.

 

Encerramento

O encerramento do Webinário foi sobre os desafios e as estratégias governamentais após as eleições, em um momento após a COVID-19, onde os debatedores fizeram questão de ressaltar a importância de separar o candidato do governante, onde este último só pode usar a publicidade institucional para falar sobre o seu governo, não sobre a sua imagem.

É o que explicou o advogado eleitoralista Leon Safatle, que participou do painel ao lado do publicitário Daniel Carvalho e do doutor em comunicação Roberto Gondo.

De acordo com Safatle, o candidato é o produto no marketing eleitoral. “É a pessoa mais importante da campanha”. “Mas depois, passando as eleições, o produto é o governo, e a publicidade precisa ser instrutiva”, explicou.

Gondo também acrescenta que o governo precisa se comunicar bem e formar uma boa marca. Ele precisa que a sociedade o reconheça, “não é apenas um logotipo”. “É preciso se desenvolver uma boa gestão de imagem para que a sua região tenha orgulho de você. É nestas horas que os gestores utilizam o marketing político”, concluiu.

Mais notícias

  • 15

    Jan

    Evolução constante marca os 28 anos da Megasoft

    Com forte presença no mercado de tecnologia voltado para a gestão pública municipal, a Megasoft comemora, neste 15 de janeiro, 28 anos de fundação. A empresa é pioneira nos estados de Goiás e do Tocan...

    Ler mais
  • 14

    Jan

    Curso Online "Tudo que você precisa saber antes do Fechamento da Primeira Folha!", com Conprev Educacional dias 21 e 22 de janeiro.

    Um Curso com TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DO FECHAMENTO DA PRIMEIRA FOLHA, tanto para os profissionais que estão começando, quanto para os veteranos na área de RH, trazendo todas as atualizações ...

    Ler mais
  • 11

    Jan

    Participe dos Treinamentos Online e AO VIVO Megasoft. Uma agenda diária de cursos gerais e exclusivos.

    Na 1ª Semana de Janeiro de 2021, mais de 100 municípios clientes Megasoft aderiram ao treinamento pela internet de capacitação dos sistemas Megasoft. Foram mais de 500 pessoas capacitadas para utiliza...

    Ler mais